O programa de voluntariado internacional da AEC-TEA é apenas receptivo. Ou seja, não desenvolvemos nenhum programa de envio de voluntários brasileiros para outros países. Todavia podemos oferecer orientação a jovens que estejam planejando atividades em outros países de acordo com a disponibilidade dos voluntários internacionais.
O que está incluído em nosso programa:
- Desenvolvimento da alocação do(a) voluntário(a) em nossos projetos ou em conjunto com uma organização parceira;
- Suporte inicial para encontrar transporte do local de hospedagem até o projeto, e vice-versa;
- Administração do programa e despesas administrativas;
- Orientações e informações sobre a cidade, guias, mapas e dicas de saúde e segurança;
- Hospedagem na case do voluntário mantida pela AEC-TEA;
- Assistência em caso de emergência;
- Alimentação.
O que não está incluído:
- Viagem para o Brasil;
- Custos de visto para o Brasil (se necessário);
- Seguro (os voluntários devem contratar seu próprio seguro de viagem e/ou saúde);
- Transporte terrestre
Taxa do Programa:
A AEC-TEA pede aos voluntários internacionais uma contribuição de R$ 500, 00 mensais para as despesas de alojamento e alimentação.
Quando?
O programa acontece durante o ano inteiro e os voluntários devem agendar a data de chegada e permanência previamente. Nossos anúncios estão disponíveis em Idealist.org. Clique aqui para ver as oportunidades de voluntariado atuais.
Duração do Programa:
De 3 meses a um ano.
Horário de Trabalho:
Variável. Voluntários podem trabalhar em período integral ou parcial. Média de 10 a 20 horas por semana. A agenda de trabalho é definida de acordo com os projetos escolhidos.
Acomodações:
Nossos voluntários ficam hospedados na sede da associação. Os voluntários ficam em quartos compartilhados, são responsáveis pela limpeza e preparo dos alimentos. A roupa de cama e banho está incluída. A sede oferece acesso gratuito à Internet. Desde a sede da AEC-TEA se pode caminhar para todos os principais pontos da cidade, assim como para o supermercado,bares e restaurantes, farmácia, padaria, posto de saúde, e com fácil acesso a transportes públicos.
Comida e Refeições:
O Brasil é um país relativamente barato para estrangeiros, mas tudo depende do estilo de vida. Conforme descrito acima, a alimentação depende do grupo e é decidida entre os voluntários morando na casa em cada período.
Requerimentos Lingüísticos:
O idioma utilizado no Brasil é o Português. É altamente recomendável (mas não necessário em alguns casos) que o voluntário tenha conhecimento básico de Português e/ou Espanhol (ou outro idioma Latino com mesma estrutura). Se o voluntário(a) puder falar um pouco ao chegar, certamente irá muito mais longe.
Aulas de Português:
Voluntários locais podem oferecer aulas de português aos voluntários internacionais.